Equipe da Bahia vence o Desafio Universitário Empreendedor SEBRAE 2014 com a plataforma alfabetiza

image

Primeira vez em 14 anos a Bahia vence desafio universitário empreendedor promovida pelo sebrae em 2014!

Foram mais de 38 mil inscritos nos 27 estados da federação. A etapa final nacional ocorreu na sede do sebrae nacional em Brasília dia 29 de novembro a 3 de dezembro.

image

Em todas as atividades realizadas durante os dias equipe da Bahia vinha se destacando e no final. De certa forma. encontramos os diferenciais competitivos em relação à nossa equipe.
Antes de da viagem para etapa nacional a equipe da Bahia se reuniu diversas vezes presencialmente e através de conferência de voz para definir uma oportunidade de negócio do estado e também do país. Fizemos pesquisas com amigos e familiares e colegas de faculdade também pedimos opiniões aos nossos professores orientadores a maioria deles especialistas na área de educação e tecnologia. Foi a nossa primeira atividade antes mesmo de chegar em Brasília. Tivemos que apresentar a nossa oportunidade de negócio no primeiro dia.

image

image

Também nas atividades do dia além dos jogos empresariais dinâmicos tivemos que entrevistar pessoas no brasília shopping para validar a nossa oportunidade de negócio. Muitos dos pais e responsáveis que estavam presentes com as crianças no momento acreditaram que a idéia seria muito interessante e enriquecedor mesmo para as crianças que não apresentam nenhum problema ou desinteresse na aprendizagem.
Ficamos em um ponto estratégico a fila do papai noél. Depois de andarmos alguns minutos pelo shopping encontrar poucos entrevistadores tivemos a ideia do típico baiano preguiçoso (risos) para ir a fila do papai noél. E lá conseguimos uma entrevista atrás da outra.

image

Fotos: vista da entrada do brasília shopping.

A ideia da plataforma alfabetiza não é substituir a educação tradicional e sim ser uma ferramenta de complemento ajudando nas deficiências educacionais do aluno. diferente de outras alternativas que existem atualmente a plataforma alfabetiza oferece uma integração entre os pais escolas de professores.
O sistema de reconhecimento de voz é capaz de detectar a junção silábica de cada palavra pronunciada pela criança e determinar exatamente em qual sílaba a criança está errando. esse relatório só armazena dados em servidor que são distribuídos ou compartilhado entre professores.  escolas e os pais.

image

image

Os jogos empresariais como MobLog desafio da ponte a torre de “marshmelow”(eu acho que se escreve assim. Risos). Serviço apenas para critérios de desempate. Alguns desses jogos foram realizados juntamente com equipes de outros estados.

Foi uma experiência muito enriquecedora adquirimos muito conhecimento networking nos 5 dias de competição.

Observamos também que as outras equipes havia pessoas já com muito mais experiência do desafio sebrae e na administração de empresas. Alguns já tinha seu próprio negócio. porém conflitos constantes desinteresse de parte dos integrantes da equipe abriu uma grande desvantagem competitiva mesmo que os integrantes se vestem com grande capacidade técnica para executar um plano de negócio.

image

image

Foto: premiação estadual desafio universitário empreendedor.

No último dia tivemos que apresentar o nosso plano de negócio/ oportunidade de negócio para uma banca de jurados especialistas em empreendedorismo.
Em todos os dias de competição iniciávamos as atividades 8 horas da manhã terminávamos às 22 horas. No dia anterior fizemos reuniões exaustivas durante a madrugada dormimos praticamente apenas duas horas em 48 horas para definir uma estratégia para apresentação na banca. Isso na madrugada do dia 3. Foi um verdadeiro “Desafio”.
No dia. Por sorteio foi definido que
as outras equipes fizessem as apresentações primeiro que a nossa.  Fomos a antepenúltima. isso de certa forma nos trouxe vantagens e percebemos na hora os erros cometidos por eles(outras equipes). Tanto de apresentação como postura. Todos os integrantes da equipe devem ter domínio sobre o negócio não existe o caso de fulano fala tão coisa de ciclano fala x coisa.

Provamos que a nossa ideia era relevante através de dados verídicos do ministério da educação e não apenas se basear no “achismo” e nas entrevistas feitas no shopping.

Não que outras ideias fossem desinnteressantes. mais uma outra dica é prezar pela área social. Gera mais impactos a sociedade. Não encerrar como um produto supérfluo. Mas do “eu preciso” do que ” eu quero”.

A ideia deve ser baseada em uma carência e deve haver a maior escalabilidade possível. o público alvo é preferível que seja específico. Para não tornar o SWOT e o Canvas complexo e de difícil elaboração. Um canvas bem validado pela equipe do desafio é aquele objetivo e direto! sem ser muito detalhado ou pouco especificado.

image

Foto: vista da janela do quarto do hotel. Vizinho ao eixo principal do plano piloto há menos de 10min do SEBRAE-NA.

image

Chegávamos exaustos no hotel. mesmo assim durante o café da manhã e o jantar. discutiamos sobre o nosso plano de negócio.

Outra dica é pedir a opinião dos agentes locais de inovação e tutores de preferência àqueles que têm uma visão heterogênea sobre o negócio e sempre a partir de duas opiniões para a mesma dúvida ou feedback.

Também participamos de atividades
de lazer entre os outros participantes do desafio. Um membro da nossa equipe frequentou um show. Nós passeamos em um shopping. Participamos de Jogos (não do Desafio) e rodas de conversas. Assim como outros participantes. Levávamos a competição a sério mas também aproveitamos o momento para nos divertir e interagir com outras pessoas das mais variadas regiões do país.

image

image

Experiência incrível! Que nenhuma universidade irá lhe proporcionar. Vale a pena o esforco na etapa estadual para participar da nacional. Você já é vitorioso por estar alí.

Paulo Victor Sobrinho.

OBS: Enviado via celular. Vírgula e outros elementos de pontuação não foram utilizados. Corretor ortográfico automático do sistema.

Anúncios

Publicado em 26 de dezembro de 2014, em Não categorizado e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: